Coleção completa por Volume (anual)

Gazeta em forma de e-meio 70 (25/10/2008)

Ufa!!!

Estamos chegando ao fim do tormento petucano, e isto é o mais importante para BH e para Minas agora.

Por mais que eles (PSDB-PT-petucanos e perlicanos) disparem e-mails “politicamente corretos”, recheados de argumentozinhos esquerdóides sobre a necessidade de sermos todos lacerdistas e votarmos no “candidato socialista”; por mais que mandem publicar “pesquisas” coloridas que não passam de expressões gráficas dos desejos deles; por mais que mintam e tentem calar os que não querem mentir... não adianta!

Vai dar Quintão na cabeça neste domingo! (15 – quinzão!).

Aliás, a Gazeta ainda não chegou a uma conclusão sobre essa novidade de “candidato socialista”, o termo utilizado por todas as mídias pré-pagas locais, regionais e nacionais quando se referem ao candidato petucano de BH. Como não explicam o motivo dessa inusitada designação e são veículos radicalmente anti-socialistas, não há como saber se a idéia é a de prejudicar o socialismo enquanto ideologia revolucionária, acoplando-o ao nome de um candidato mala-sem-alça e notoriamente reacionário; se é a de ajudar o candidato, enganando as camadas populares de tendências socialistas; ou se pensam que o termo poderia funcionar nos dois sentidos, isto é, o de prejudicar a ideologia socialista e o de enganar o povo, simultaneamente. Bem, isto é o que tentam fazer na mídia o tempo todo, deixa pra lá; além de inútil, é insosso.

Vamos ao que mais nos delicia neste momento; o que estamos desfrutando agora: o desespero petucano diante da iminente e catastrófica derrota.

Fontes seguras e confiáveis informaram à Gazeta que grupos culturais e artistas escolhidos a dedo entre os que mais gozam do favoritismo oficial tiveram seus rabinhos bem puxados, tanto pela prefeitura como pelo governo do estado, para dar declarações a favor do “candidato socialista”, gostassem ou não dele. Do contrário, seca eterna aos rebeldes, não pegariam mais nem ponta de curta-metragem. Mas, não foi o caso, todos já gaguejaram seus “apoios espontâneos” nas rádios e tevês do horário gratuito. Não se sabe por que esses marqueteiros acham que depoimento de artista dá voto, creio que sabem que não dá; mas, no desespero...

Outra fonte de igual segurança nos informa de que o mesmo se deu com os rabos mais robustos e gordos da imprensa mineira e nacional. Afinal, prefeitura e estado vêm gastando uma baba com ela há mais de oito anos, e, na hora dela cumprir o papel de encabrestar o povo, o povo não obedece!? Ficaram terminantemente proibidas matérias negativas ao ”candidato socialista” ou positivas a Quintão, o Sincero. Do contrário, seca eterna aos rebeldes, nem classificados pegariam mais. Também não foi o caso. Todos entraram na linha, direitinha e direitinho.

É o desespero; que delícia de desespero é o desespero petucano, gente!Agora, saiu a última “pesquisa” do Estrago de Minas, o jornal mais velho do estado; udenista, lacerdista, governista, golpista e agora, outra vez lacerdista - há 80 anos apoiando a situação, seja ela qual for, mediante “módicos” orçamentos a combinar.

Lacerda vai ganhar! Mas só deu naquele jornal. Os outros, nem com os rabos bem presos e pré-pagos arriscaram pôr a mão no fogo desse palpite infeliz. A segunda pesquisa de O Tempo não saiu. Por que será? A última Datafolha deu “empate”. Será? Hoje em Dia, Estadão, JB, Tribuna, etc, nada comentam. Será o Benedito?

Resta-lhes a urna eletrônica. Não duvido de que já tenham posto uns agentezinhos secretos bisbilhotando o TRE-MG a verem se dá para raqueá-la, numa boa, lacerdizando-a na contagem dos votos. Aí mora o perigo, um real perigo para as decisões do povo, não só de BH, mas do Brasil todo. Mas, penso, não vai ser o caso. Deve ser preciso um consenso de alta cúpula, tipo o “Consenso de Washington” em escala nacional ou regional, para essas mutretas funcionarem, e tal consenso por ora no hay.

Mas tal é o desespero que até o papo das “grandes e eficientes administrações públicas muncipais e estaduais” que vêm transformando Minas e BH numa espécie de Suíça brasileira murchou. O índice GINI/UNESCO, que mede a desigualdade nas populações urbanas em todo o mundo, pouco conhecido por ser um trabalho sério e rigoroso de ciência social e por isso mesmo nunca ocorrer de ser publicado na mídia hegemônica, teve recente divulgação dos dados de 2007. Pela primeira vez, algumas grandes cidades latino-americanas, mas só brasileiras e colombianas, entre elas BH, aparecem com um índice de desigualdade superior aos das cidades africanas – todas! Outro levantamento igualmente sério da UNESCO sobre educação pública e privada coloca o Brasil, e especialmente Minas Gerais e BH, num dos últimos lugares do mundo em todos os aspectos qualitativos e quantitativos que expressa. Estão para sair os resultados de trabalhos do tipo sobre saúde e sobre transporte urbano.

Pobre BH! Pobre Minas! Pobre pátria!

Abraços

Mario Drumond

Revisão: Frederico de Oliveira (para quem curte textos bons e bem escritos, recomendo o blog de Frederico O Apito no endereço http://www.thetweet.blogspot.com.

Copyleft e copyright totalmente liberados. “Direito de ser traduzido, reproduzido e deformado em todas as línguas.”

Arquivamento