Coleção completa por Volume (anual)

Gazeta em forma de e-meio 24 Especial (26/2/2008)

Texto recebido de Beto Almeida, que recebeu de alguém, e que passo adiante por ser matéria de (urgente) interesse público.


Sobre os refrigerantes (ou L’acqua negra del imperialismo)

Na verdade, a fórmula 'secreta' da Coca-Cola se desvenda em 18 segundos em qualquer espectrômetro-ótico, e basicamente até os cachorros a conhecem. Só que não dá para fabricar igual, a não ser que você tenha uns 10 bilhões de dólares para brigar com a Coca-Cola na justiça, porque eles vão cair matando. A fórmula da Pepsi-Cola tem uma diferença básica da Coca-Cola e é proposital exatamente para evitar processo judicial. Não é porque não conseguiram fazer igual, é diferente de propósito, mas próxima o suficiente para atrair o consumidor da Coca-Cola; só que com um gostinho diferente, com menos sal e açúcar.

Entre outras coisas, tive que aprender tudo sobre refrigerante gaseificado para produzir o guaraná Golly aqui (nos EUA), que usa um concentrado da Brahma. Está no mercado até hoje, mas falhou terrivelmente em estratégia promocional e vende só para o mercado local, por causa da cabeça dura de alguns diretores. Tive que aprender química, entender tudo sobre componentes de refrigerantes, conservantes, sais, ácidos, cafeína, enlatamento, produção de label de lata, permissões, aprovações e muito etc e tal. Montei um mini-laboratório de análise de produto, com equipamento até para analisar quantidade de sólidos. Cheguei a desenvolver programas de computador para cálculo da fórmula com base nos volumes e tipo de envasamento (plástico ou alumínio), pois isso muda os valores e o sabor. Tivemos até equipe de competição em stock-car.

Tire a imensa quantidade de sal que a Coca-Cola usa (50mg de sódio por latinha) e você verá que a Coca-Cola fica igualzinha a qualquer outro refrigerante sem-vergonha e porcaria, adocicado e enjoado. É exatamente o Cloreto de Sódio em exagero (que eles dizem ser 'very low sodium') que refresca e ao mesmo tempo dá sede em dobro, pedindo outro refrigerante, e não enjoa porque o sal mata literalmente a sensibilidade ao doce, que também tem de montão: 39 gramas de açúcar (sacarose) por lata! É ridículo, dos 350 gramas de produto líquido, mais de 10% é açúcar. Imagine, numa latinha de Coca-Cola, mais de 1,5 centímetro é açúcar puro... Isso dá aproximadamente umas TRÊS COLHERES DE SOPA CHEIAS DE AÇÚCAR POR LATA!...
Fórmula da Coca-Cola?... Simples:

- Concentrado de Açúcar queimado;- Caramelo - para dar cor escura e gosto;- Ácido Ortofosfórico (azedinho);- Sacarose - açúcar (HFCS - High Fructose Corn Syrup - açúcar líquido da frutose do milho);- Extrato da folha da planta COCA (África e Índia) e poucos outros aromatizantes naturais de outras plantas,- Cafeína,- Conservante, que pode ser Benzoato de Sódio ou Benzoato de Potássio,- Dióxido de Carbono, de montão, para fritar a língua ao bebê-la, e, junto com o Sal, para dar sensação de refrigeração.

O uso de Ácido Ortofosfórico, e não o Ácido Cítrico, como todos os outros usam, é para dar a sensação de dentes e boca limpa ao beber. O Ácido Ortofosfórico literalmente frita tudo e, em muita quantidade, pode até causar decapamento do esmalte dos dentes, coisa que o Ácido Cítrico ataca com muito menor violência, pois o Ortofosfórico 'chupa' todo o cálcio do organismo, podendo causar até osteoporose. Sem contar o comprometimento na formação dos ossos e dentes das crianças em idade de formação óssea, dos 2 aos 14 anos.

Tente comprar Ácido Fosfórico para ver as mil recomendações de segurança e manuseio (queima o cristalino do olho, queima a pele, etc.). Só como informação geral, é proibido usar Ácido Fosfórico em qualquer outro refrigerante, só a Coca-Cola tem permissão... (claro, sem ele a Coca-Cola ficará com gosto de sabão).

O extrato da coca e outras folhas quase não mudam o sabor, é mais efeito cosmético e mercadológico, assim como o guaraná; você não sente o gosto dele, nem cheiro (o verdadeiro guaraná tem gosto amargo). Está lá até porque legalmente tem de estar (questão de registro comercial), mas, se tirar, ninguém vai notar diferença no gosto. O gosto é dado, basicamente, pelas quantidades diferentes de açúcar, açúcar queimado, sais, ácidos e conservantes.
Tem uma empresa química aqui em Bartow, sul de Orlando. Já visitei os caras inúmeras vezes. Eles produzem aromatizantes e essências para sucos. Produzem sais concentrados e essências o dia inteiro, é caminhão atrás de caminhão entrando e saindo da fábrica! Eles fornecem para fábricas de sorvete, de refrigerantes, de sucos, de enlatados e até de comida colorida aromatizada.

Visitando a fábrica, pedi para ver o depósito de concentrados das frutas, que deveria ser imenso, cheio de enormes reservatórios de laranjas, abacaxis, morangos e tantos outros frutos (comentei). O sujeito olhou para mim, deu uma risadinha e me levou para visitar os depósitos imensos de corantes e mais de 50 tipos de componentes químicos. O refrigerante de laranja, o que menos tem é laranja; morango, até os gominhos que ficam em suspensão são feitos de goma (uma liga química que envolve um semipolímero). Abacaxi é um festival de ácidos e mais goma. Essência para sorvete de abacate? Usam até peróxido de hidrogênio (água oxigenada) para dar aquela sensação de arrasto espumoso no céu da boca ao comer, típico do abacate.

O segundo refrigerante mais vendido aqui nos Estados Unidos é o Dr. Pepper, o mais antigo de todos, mais antigo que a própria Coca-Cola. Esse refrigerante era vendido obviamente sem refrigeração e sem gaseificação em mil oitocentos e pedrada, em garrafinhas com rolha, como medicamento, nas carroças ambulantes que você vê em filmes do velho oeste. Além de tirar dor de barriga e unha encravada, também tirava mancha de ferrugem de cortina, e podia ajudar a renovar a graxa dos eixos das carroças.

Para quem não sabe, Dr. Pepper tem um sabor horrível, e é muito fácil de experimentar em casa: pegue GELOL spray, aquele que você usa quando leva um chute na canela, e dê um bom spray na boca! Esse é o gosto do tal famoso Dr. Pepper que se vende muito por aqui.

Refrigerante DIET?

Quer saber a quantidade de lixo que tem em refrigerante diet? Não uso nem para desentupir a pia; tenho pena do PVC da tubulação...

Olha, só para abrir os olhos dos cegos: os produtos adocicantes diet têm vida muito curta. O aspartame, por exemplo, após três semanas de molhado passa a ter gosto de pano-de-chão sujo. Para evitar isso, soma-se a ele uma infinidade de outros químicos, um para esticar a vida do aspartame, outro para dar ‘blur’ (arredondar) no gosto do segundo químico, outro para neutralizar a cor dos dois químicos juntos (que deixam o líquido turvo), outro para manter o terceiro químico em suspensão (senão o fundo do refrigerante fica escuro), outro para evitar a cristalização do aspartame, outro para realçar (dar 'edge') no Ácido Cítrico ou Fosfórico, que acabam sofrendo perda de efeito pela influência dos quatro produtos químicos iniciais, e assim vai... A lista é enorme.

Depois de toda essa minha experiência com produção e estudo de refrigerantes, posso afirmar: sabe qual é o melhor refrigerante? Água filtrada, de preferência duplamente filtrada, laranja ou limão espremido e gelo... Mais nada!!! Nem açúcar, nem sal.

(AUTOR: ANÔNIMO - por motivos óbvios)

Arquivamento