Coleção completa por Volume (anual)

Gazeta em forma de e-meio 65 - Extra (1/10/2008)

Repasso, nesta edição extra, o e-mail que recebi de Gustavo Gazzinelli, cujo conteúdo acho muito bom, além de oportuno, eis porque o subscrevo na íntegra, com as únicas e seguintes alterações:

a) nome e número do candidato a vereador (substitui pelos do meu candidato)

b) nome do governador de Minas, que substitui pelo nome verdadeiro dele: Aécio Cunha, filho homônimo do pai, um prócer udenista e "revolucionário de primeira hora". Além de ser um perfeito herdeiro político do pai e não do célebre avô por linha materna (e de quem não guarda nenhuma semelhança física, intelectual, ideológica ou política), Aécio Cunha (filho) tenta, ao se valer do sobrenome materno e não do paterno (como é de praxe), usurpar o prestígio e o carisma que o falecido avô deixou na memória do eleitorado mineiro.

Vai pela lista da Gazeta e, como não tenho meios de filtrar só os endereços de BH, peço a paciência e a boa vontade dos demais, se é que a mensagem, por seu importante conteúdo ou com as devidas adequações locais, não lhes seja útil também.

Abraços

Mario Drumond


Segue a íntegra do e-mail de Gustavo Gazzinelli (com as alterações acima mencionadas):

Amigos,

Vamos nos dar a oportunidade de um 2º Turno em BH, com condições iguais de apresentação das propostas e de garantias que representem algo mais palpável e cobrável do que este "continuar e melhorar".

Eu voto em Sérgio Miranda para Prefeito – nº 12.
www.sergiomiranda12.can.br

Eu voto em Yé Borges para Vereador – nº 12321.
www.yeborges12321.can.br


Porque não voto na “Aliança”

O que é a Aliança?

É o pacto entre Aécio Cunha e Fernando Pimentel, que visa eleger Márcio Lacerda prefeito, Fernando Pimentel governador e Aécio Cunha presidente da República. Você já notou que os programas do Márcio Lacerda falam mais do Pimentel e do Aécio do que do próprio Lacerda? E que esqueceram do terreno e das políticas realizadas por outras gestões, para "Pimentel" ser ou posar de o "grande realizador" da nossa cidade?!!?!

Esta aliança não é programática - é pessoal, é para reunir algumas "famílias" em torno e no cerne do poder.

Agora, antes de passar às razôes por que não apóio os projetos político-pessoais de Aécio e Pimentel, confira os abusos desta eleição na ação do Ministério Público Eleitoral, no link para a íntegra da ação, veiculada pelo jornal O Tempo:
http://www.otempo.com.br/noticias/ultimas/?IdNoticia=15930.


Por que não apóio o Programa Pimentel

1] Pimentel joga contra a democracia participativa, uma das formas mais eficazes de fiscalizar, acompanhar e participar de uma administração complexa como a de uma grande cidade.

Pimentel trabalhou duro para minimizar a independência dos conselhos municipais, especialmente aqueles que põem limites à pretensão dos grandes proprietários de terras urbanas, os conselhos de Meio Ambiente e do Patrimônio Cultural. A representação da "sociedade civil" nestes conselhos é agora definida pelo Chefe do Poder Executivo Municipal, como se coubesse a ele ser simultânea e teocraticamente representante legítimo do Poder Executivo e dos interesses da Sociedade Civil.

2] Pimentel acabou com o espírito plural e multisetorial da governança da Capital de Minas, com a Reforma Administrativa que amarrou os representantes de áreas técnicas que passaram a dever obediência hierárquica a super-secretários, que colocam regularmente as "parcerias" político-econômicas, acima da dignidade técnica de diferentes áreas/secretarias de governo.

3] Pimentel, depois de dura conquista de 10% do capital da COPASA (quando da renovação da concessão, por mais 25 anos, em 2000/2001) pela administração anterior da Prefeitura de Belo Horizonte, leiloou (em junho de 2008) estas ações, para fazer algumas "obras sociais" e viárias, pavimentar as ruas na época eleitoral, reduzindo o poder de barganha da cidade na gestão do recurso natural mais estratégico que possui: a água.

4] Pimentel, em "aliança" com Aécio, abriu a porteira para a MBR/Vale minerar Capão Xavier, em cima de quatro mananciais de abastecimento público de Belo Horizonte: Fechos, Mutuca, Catarina e Barreiro – responsáveis pelo abastecimento da Zona Sul e de boa parte do Barreiro, há mais de 50 anos.

5] Auxiliar direto de Pimentel foi pego com a mão na cumbuca do Mensalão, assim como o candidato da Aliança também foi.


Por que não apóio o Programa Aécio Cunha

1] O governador de Minas é o maior representante do setor da mineração na política brasileira – setor este que prepara e executa a destruição das paisagens e dos mananciais de água de excelente qualidade na região do Quadrilátero Ferrífero e Aqüífero de Minas Gerais (Eixos/Vetores Sul e Leste da Região Metropolitana de BH) - em plena era do Aquecimento Global. (Aécio teve 40% de sua última eleição patrocinada pelo setor minerador. Imaginem, para presidente...)

2] Aécio Cunha colocou a área de Meio Ambiente do governo estadual para funcionar como cartório dos interesses econômicos incompatíveis com a preservação ambiental.

3] Aécio e seu então secretário, Márcio Lacerda, assinaram o Decreto "sem número", de 05/03/2008, que autoriza o grupo MMX (atual Anglo Ferrous), a realizar o Mineroduto Minas-Rio, antes que o licenciamento ambiental da Mina, em Conceição do Mato Dentro, tenha sido aprovado - e ainda não foi. Foram, assim, criadores de fatos consumados, pela autorização de empreendimentos sabidamente incompatíveis com a preservação de uma das regiões mais preservadas do Estado, além de autorizarem, sem consultar as populações atingidas, uma transposição de águas proporcionalmente muito superior à do Rio São Francisco. Aguardem o mineroduto da Vale na região do Serro e o da Ferrous na Serra Azul, aqui pertinho de BH...

4] Aécio Cunha fez a linha verde, sem a menor garantia legal do uso e ocupação do solo no vetor Norte da RMBH. Está aberta a porteira para a grande especulação imobiliária e a transformação de Belo Horizonte numa nova São Paulo. A via dupla e os viadutos que hoje impressionam serão, em poucos anos, cenário pavoroso que acabará com a qualidade de vida da Região Metropolitana. A linha Verde será o grande legado da desastrosa carreira de Aécio Cunha – que transformará o vetor Norte da RMBH numa Grande Ribeirão das Neves.

Pensemos nisso.
Vamos nos dar a oportunidade do 2º Turno em BH, com condições iguais de apresentação das propostas e garantias que representem algo mais palpável e cobrável do que este "continuar e melhorar".

Arquivamento