Coleção completa por Volume (anual)

Gazeta em forma de e-meio 58 (21/8/2008)

Mordaça eletrônica

Não, ainda não é com a Gazeta não, leitor. Mas a coisa tá preta! Dá pra ver? Se você tenta abrir o site http://www.novojornal.com.br/ é com a imagem acima que você vai topar. Novo Jornal é um bom site pras bandas daqui de Minas. Nem é um pessoal da resistência que o publica, é uma turma que trabalha ou trabalhou nos jornalões e na bigmídia, em geral, profissionais veteranos bem informados, com acesso a material de primeira nos bastidores da política e da administração do estado. E que não agüentava mais segurar o pepino que deve ser este de assinar em baixo de tudo quanto é patifaria que lhes enfiavam goela abaixo em troca do salário mixuruca e, vez ou outra, um troquinho por conta de umas assessoriazinhas. Ali, no Novo Jornal, davam vazão às suas angústias e soltavam coisas muito importantes. É um dos sites favoritos da Gazeta. O único veículo, em todo o estado, com alguma credibilidade (inclusive, a formal, a careta) para informar sobre o que deveria ser informado cotidianamente ao público, dos labirintos obscuros do Palácio da “Liberdade”. Aecim Cunha quer dar uma Citzen Aecius mas não passa de um Citzen Beocius. Vai ser burro assim, trem ruim! Essa de PCCiber, a tropa de elite cibernética, não vai colar. E a mídia hegemônica nem um pio, só a histeria dos jornalistinhas olímpicos contra a ciber-censura... na China. Mais detalhes, ir ao site cujo endereço Gustavo Gazzinelli nos enviou: www.tamoscomraiva.com.br/.


A voz da China

Leio a última Reflexão de Fidel Castro na qual ele informa que nos EUA a abertura das Olimpíadas não foi transmitida porque a mídia de lá preferiu mostrar a invasão da Georgia na Ossétia do Sul, que, a comando do Pentágono, foi iniciada exatamente na mesma hora. O governo dos EUA é capaz de desatar uma guerra só para impedir que o seu povo possa conhecer o Poema da Liberdade (v. Gazeta 56). Os chineses sabem que o poder de um poema pode ser maior que o das armas. Parece que os EUA começam a entender essa verdade, mas o problema deles é que só sabem usar as armas. EUA-Europa-Israel & Lacaios (segmento menor da humanidade que reúne o poder dos desesperados e que se autointitula “Ocidente” ou “Comunidade Internacional”) provocam guerras contra países que não se aceitam seus lacaios e chantageiam a humanidade com o holocausto nuclear, arrogando-se no direito de cometer todo tipo de barbárie e atrocidades contra os povos do mundo. Entraram agora num impasse com o poder da nova Rússia (que voltou a ser a Rússia histórica, a mesma que derrotou o “Ocidente” de Napoleão e de Hitler). O impasse não deve durar muito. Assim que terminarem os Jogos Olímpicos, também entrará em cena a voz da China. Aguardem.


Amaxon - um vídeo de cinema

“O cinema vem do teatro e o vídeo vem do rádio, da televisão. (...) Amaxon é pura poesia. (...) É quando penso em cinema de arte, experimental, revolucionário, em Falstaff, de Orson Welles, e outros filmes desconhecidos, mas que ainda nos deixam extasiados na magia transcendental do oculto de novo experimentado. (...) É como ouvir novamente Villa-Lobos, Guarnieri e outros bons compositores que enchem de arte de primeira o sentimento de quem quer ouvir o canto sempre novo de suas músicas repletas de nossas melhores imagens. (...) No mundo real a intuição dos gênios e a beleza das artes são controladas pela barbárie do dígito e pela desinformação do texto. (...) Amaxon é a novidade que fala e mostra o que você precisa ver e ouvir. Em breve! (montagem livre da Gazeta sobre texto enviado pelo cineasta José Sette, a título de trailler textual)


Viagem a Caxambu

A Gazeta recomenda esta linda cidade mineira, das mais célebres do nosso Circuito das Águas, com ênfase nos dias 11, 12 e 13 de setembro próximo. É quando lá, no Palace Hotel, vai rolar o 10º Encontro Nacional dos Escritores, cujo programa reúne mestres da pena e do teclado/PC de tudo quanto é canto. São tantos nomes, de cabeças brancas a cabeças raspadas, que só vendo a programação: http://www.amagmunicipios.com.br/. É produção independente, sem grana pública nem privada e fora-da-lei (de Incentivo Cultural), afirmam os organizadores. Se der, a Gazeta estará lá, fazendo mais furos de reportagem, coisa que é fácil hoje em dia graças à “grande imprensa” furada que, além de encher o saco, não publica nada que interessa.


Escola de Samba Unido$ do Poder

Empreiteiros, imobiliárias, prefeitura e polícia “unido$ de BH” baixaram no barracão da Escola de Samba Cidade Jardim com o papel do “sô juiz” mandando despejar meio século de história gloriosa da cultura popular do município. O pau comeu. Li, o presidente da Associação de Sambistas da Escola, teve ordem de prisão – teje preso! - por resistir aos homi. Chegaram com tudo: máquinas, caminhões e camburões, prontos pro que desse e viesse e comandados pela assessoria política do atual prefeito petucano. Uma vergonha, um papelão! Acudiram, ao lado do povo e da comunidade do bairro, os candidatos Sérgio Miranda (único candidato a prefeito de oposição popular ao statu quo eleitoralmente viável) e Yé Borges (vereador). A TV Comunitária gravou tudo.


Descarrego do baixo astral

Fredera, outro ciber-hiper-censurado que não está cobrindo as olimpíadas na China, retoma as virtudes de seu talento musical e deu uma bola legal na Bossa Nueva, casa noturna badalada da capital de São Paulo. É isto aí, Fredera! E, tendo como parceiro musical instrumental Osmar Barutti – aquele do Jô, que toca mesmo é quando não está no programa –, mais o baterista Marcedo Mader e o baixista Mut (sobrinho do Lupiscínio Rodrigues), Fredera deu uma boa aliviada no baixo astral alfenense-jurídico-censor, porém, sem sensor de sensibilidade democrática e civil. Fredera disse à Gazeta que tem estudado muito e se sente no ponto para retomar sua carreira musical. Mais um furo na conta da nosso modesto veículo alternativo e uma bela notícia para fechar a edição de hoje.


Abraços

Mario Drumond


Revisão: Frederico de Oliveira (para quem curte textos bons e bem escritos, recomendo o blog de Frederico – O Apito - no endereço http://www.thetweet.blogspot.com/)

Copyleft e copyright totalmente liberados. “Direito de ser traduzido, reproduzido e deformado em todas as línguas.”

Arquivamento